A+ A A-

12 horas de Boteco

4 décadas de vida

Vinte e dois de maio de 2010. Esse dia entrou para o calendário oficial da botecagem brasileira. Nessa data foi realizada a primeira edição de uma festa que em poucos anos se transformou no maior evento organizado por um único bar. Falamos daquele que, em pouco mais de quatro décadas de labuta diária, se transformou em um dos maiores patrimônios da baixa gastronomia, rótulo criado para definir a ótima culinária feita em bares, botecos e botequins. É o Bar do Luiz Fernandes, ou apenas BDL para os seus muitos e íntimos clientes, mas que para o fundador e homem que empresta o nome à casa serão sempre tratados por fregueses.

Era só uma festa de aniversário

No início a ideia de Eduardo Fernandes, filho de seu Luiz e da Dona Idalina, o casal fundador do boteco, era apenas celebrar o 40º aniversário do negócio da família. Mas quem conhece o Edu e, principalmente, os clientes do bar, já tinha a impressão de que essa história não acabaria ali. Neste momento nasceu o 12 Horas de Boteco. O local escolhido para a comemoração foi a Casa das Caldeiras. Naquele sábado quase duas mil pessoas migraram da zona norte para celebrar o aniversário de seu bar do coração. A festa foi regada a muito chope e shows de artistas como Arlindo Cruz, Leci Brandão e Samba da Vela.

O show tinha que continuar. E continuou. No ano seguinte a Casa das Caldeiras foi novamente palco dessa festa incrível. O tema foi São Paulo antiga e o evento ganhou “decoração de época” e ainda homenagem dos Demônios da Garoa e seu “Trem das onze”.

Conexão ZN/Mooca

A festa de 2012 cresceu e em busca de um espaço maior foi escolhido o extinto Moinho Santo Antônio no famoso e tradicional bairro da Mooca, meu. Dessa vez quatro mil pessoas de jogaram ao som de Arlindo Cruz, Orquestra Voadora e Neguinho da Beija Flor.

Enfim, casa

O público aumentava a cada ano. A escolha do local foi daquelas que você pensa: como não pensamos nisso antes? Sambódromo do Anhembi. Além de ser o local da maior festa da cidade (carnaval) também se encontra na querida ZN. Tinha como ser melhor? Não tinha. O tamanho do desafio foi proporcional a satisfação do público que puxava o Edu de canto e dizia “Melhor festa que eu já fui na minha vida!”.

O recomeço

Em 2015 o 12 Horas volta com tudo para o seu local de origem, a casa das caldeiras.
Confira detalhes na nossa página do facebook Bar do Luiz Fernandes.

Mal podemos esperar!

Bar do Luiz

Rua Augusto Tolle, 610 -  Mandaqui - São Paulo - SP
(11) 2976-3556 - Não aceita reservas
Twitter Facebook Vimeo
Funcionamento:
Terça à sexta: 16h às 24h
Sábado: 11h às 21h
Domingo: 11h às 18h

Cervejaria

Av. Engenheiro Caetano Álvares, nº 5470 - (11) 989769147

Funcionamento:
Terça à sexta: 16h às 24h
Sábado e domingo: 12h às 24h

no Andorinha

Av. Parada Pinto, 2262 – Andorinha Hiper Center (3º Piso) - (11) 2231-1359

Funcionamento:
Segunda à sexta: 11h às 22h
sábado 11h – 23h
domingos e feriados 11h – 20h

Escolha o estilo do BDL
Green Red Dark

Login or Register

Facebook user?

You can use your Facebook account to sign into our site.

fb iconLog in with Facebook

LOG IN